mães e filhos

Construindo boas lembranças da infância: 5 ideias

Você já notou que as crianças crescem muito rapidamente, e cabe a nós, mães e pais, criar e registrar esses momentos únicos. Final do ano pode ser uma boa oportunidade para construir boas lembranças da infância. Neste post, compartilho cinco ideias.

1. Fotografar o dia-a-dia

O que hoje parece constante, em breve deixará de ser. Sabe aquela roupa que seu filho adora? Ou aquele brinquedo que está sempre por perto? Ou ainda, a carinha recém-acordada? Então, fotografe. Como você também importa, lembre-se de se fotografar também. Não deixe que seu cabelo ou sua roupa sejam impedimentos para ficar nos registros.

2. Criar pequenos “rituais” em família

Sempre que possível, incluam as crianças em atividades feitas em família. Por exemplo: na preparação do café da manhã de domingo, ajudando a colocar a mesa ou a fazer um suco ou um prato. Também pode ser feito na época de final de ano.  Desse modo, algumas possibilidades são: convidar as crianças para ajudarem na decoração natalina, na embalagem de presentes, ou na preparação de algum prato para a ceia.

3. Criar uma conta de e-mail para seu(s) filho(s).

Façam uma conta de e-mail. De tempos em tempos, envie mensagens, fotos, recadinhos. Quando seu filho for mais velho, dê-lhe o acesso a esta conta. Além disso, uma variação é criar um documento online (Google Doc, por exemplo) e escrever em ocasiões como aniversários, acontecimentos marcantes.

4. Fazer um desenho juntos

Esta atividade pode ser feita em qualquer época: basta papel, lápis, giz e muita criatividade. Para isso, no desenho coletivo, cada um desenha uma parte. Depois de pronto, vale a pena e anotar data e eventuais explicações sobre o desenho.

5. Fazer o pote das boas lembranças.

Definam uma frequência (diária, semanal ou mensal, por exemplo) para que cada membro da família escolha um momento de que gostou. Em seguida, esse momento deverá ser anotado num papel e colocado no pote (ou caixa) das lembranças. Adicionalmente, podem confeccionar o pote juntos, com desenhos, pinturas, colagens.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.