ilustração post sobre final de ano em família com leveza

Final de ano com leveza: os cinco “E”s que podem ajudar

As festas de final de ano são, ao mesmo tempo, motivo de alegria e fonte de stress. Contudo, não precisa de ser assim. Para evitar a sobrecarga, compartilho cinco sugestões de atitudes para aproveitar esse momento com leveza.

1. Enumere.

Seja no papel ou no bloco de notas do telefone ou, ainda, em algum aplicativo, faça listas. Quando registramos, fica mais tangível e aliviamos um pouco a carga de ter de se lembrar de tudo. Para os presentes, compras, itens de viagem, faça as listas. Além disso, no caso de compras, organize os itens numa sequência lógica. Assim você também poupa tempo e energia nos deslocamentos.

2. Estabeleça parceria.

Para evitar a sua sobrecarga, você pode e deve dividir tarefas com a sua rede de apoio. Para isso, as listas do item 1 serão muito úteis, pois além de ajudar a concretizar, as listas escritas também são úteis para dividir as tarefas. Se precisar de inspiração sobre como pedir ajuda, veja esse passo a passo aqui.

3. Escolha o essencial.

Nesta época do ano, o “feito é melhor que perfeito” continua valendo. Portanto, busque simplificar o máximo que puder. Procure ser realista -e, principalmente, gentil consigo – com aquilo que você assume como compromisso.

4. Equilibre seus desejos e as possibilidades dos outros (e vice-versa)

Já que as pessoas possuem diferentes bagagens, valores e necessidades, nem sempre será possível atender a tudo e a todos. Para passar por essa época de um jeito que seja bom para todos, vale equilibrar gentileza e firmeza. Como também pode ser o contexto em que as diferentes opiniões podem surgir, avalie a possibilidade de relevar algumas coisas. Se estiver com receio de conselhos não solicitados, sugiro a leitura deste post aqui.

5. Esteja presente

Muitas vezes, focamos no que incomoda e deixamos de ver o todo. Assim perdemos a oportunidade de criar boas lembranças no momento em que elas ocorrem. Nossos filhos não serão crianças para sempre, nem as reuniões familiares permanecerão exatamente iguais e com as mesmas pessoas sempre, então manter-se presente pode lhe trazer vivências únicas. Portanto, não perca o melhor da festa! Reveja este post com ideias para criar boas lembranças na infância.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.