Ilustração post sobre mãe de segunda viagem

Cinco aprendizados que a segunda viagem me trouxe

Seis meses depois da chegada de minha segunda filha, resolvi refletir e avaliar o que aprendi durante esse período. Então, neste post, compartilho cinco lições como mãe de dois.

1. Cada filho = uma maternidade diferente.

É impressionante como duas (ou mais) crianças, vindas da mesma mãe,  podem ser tão diferentes, tanto para hábitos de sono (tema do post anterior), higiene e alimentação. Embora numa segunda viagem você já tenha mais conhecimentos e experiências, ainda assim há muito o que aprender com cada nova criança que chega. Portanto, manter um olhar atento para as particularidades e necessidades de cada uma delas pode tornar a experiência mais positiva tanto para a mãe quanto para as crianças.

2. O bom é realmente inimigo do ótimo.

Se com um filho já notamos que a perfeição pode nos colocar em situações muito difíceis, com mais de um filho torna-se essencial diminuir os padrões de exigência e aumentar a autocompaixão (sugiro a leitura deste post aqui). Se não dá para cumprir todos os vinte itens da checklist, então reformule uma lista menor, com poucos itens (os mais essenciais). Também é essencial ter consciência de que em muitos dias só será possível cumprir um ou dois deles.

3. Leveza é comportamento.

Com dois ou mais filhos, aumentam as chances de mais situações estressantes – e elas são inevitáveis em muitas vezes. Assim, a leveza é fundamental. Para muitas pessoas, a leveza parece distante e intangível. Então, “traduzindo”: leveza é ação. E sendo ação, significa  mudar a forma de ver as coisas ao redor, entendendo que elas são o que são (nem boas nem más). Ao mesmo tempo, agir com leveza também pode ser buscar soluções mais práticas, sem pesar para si ou para os outros. Em outras palavras, se é ação, então podemos escolher como vamos encarar e reagir diante do que nos acontece.

4. A nossa saúde importa.

Para estar inteira e presente diante de tudo que a maternidade nos traz, desde os sorrisos gostosos até os momentos em que um filho derruba água na mesa e a outra, no mesmo instante, faz um cocô daqueles que vai até o meio das costas, precisamos de estar bem. Emocional e fisicamente bem. Então, prevenir ou intervir são essenciais: adotar uma alimentação saudável, beber água, manter as consultas médicas em dia, fazer exercício físico (mesmo que por menos tempo do que gostaria), sempre que possível deitar-se nos mesmos horários.

5. Se está se sentindo ressentida com alguém, pode ser que não esteja havendo parceria.

Se de repente você se sente irritada com seu companheiro, é possível que seja um sinal de que a parceria não está tão equilibrada como poderia. Ou porque é difícil abrir mão (do controle) e delegar, ou porque a divisão entre vocês não está funcionando como poderia. Você não precisa assumir todas as responsabilidades. Pelo contrário: pode e deve acionar a rede de apoio para o que precisar, desde itens mais práticos (fazer compras, cozinhar) até outros mais abstratos (pedir um “colo” num momento difícil). Além disso, pode – e deve – avaliar constantemente a parceria, sinalizando com firmeza e gentileza, o que/como gostaria que a parceria estivesse funcionando.

Uma sugestão (gratuita)

Nem sempre esse processo de identificar o que é indispensável, o que pode ser mudado e o que não será aceito é fácil, por isso desenvolvi esta checklist gratuita para ajudar na tomada de decisão. Se você se interessou, pode baixar a sua aqui.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.