o_que_aprendi_como_mãe_de_primeira_viagem

5 lições que aprendi sendo mãe de primeira viagem

Há seis anos, embarcava na minha primeira viagem pela maternidade. Desde então, aprendi muito e mudei tanto pessoal e profissionalmente. Como esse processo tem sido muito positivo, decidi compartilhar cinco lições que aprendi.

1. Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor que hoje.

Meu mais velho comeu muita comida “mais ou menos” porque aprendi a cozinhar com ele. Sou grata por sua paciência. Durante esses anos, tive a oportunidade de testar, errar e acertar, o que me trouxe bastante bagagem e experiência. Por outro lado, a cada nova idade dele, sei que nos depararemos com novas oportunidades e desafios. 

2. Somos muito mais capazes do que julgamos ser.

Em muitos momentos, podemos nos questionar quanto a nossa capacidade de dar conta, mas vamos dar conta. E vamos ganhando mais experiência e as coisas vão ficando mais conhecidas e, muitas delas, mais aperfeiçoadas. Portanto, seja gentil consigo e com os seus processos de crescimento. 

3. Não vamos conseguir abraçar tudo, por isso escolher algumas batalhas será essencial.

Não dá para estarmos perfeitas e em todas as frentes. Então, haverá áreas em que iremos bem, outras em que estaremos na média e outras em que vamos falhar miseravelmente. Acontece com todas nós. Além disso, as escolhas não são prisões. Portanto, você pode mudar de ideia pelo caminho. Se você se interessou pelo tema, recomendo a leitura deste post aqui, sobre maternidade real.

4. Mais amor, por favor: olhar com amorosidade para mim mesma

Seja para a minha saúde, seja para o meu bem-estar. A maternidade é uma delícia, mas se eu não estiver bem, não tenho como cuidar dos outros. De nada adianta concluir todos os itens na checklist se isso custou muitos gritos ou a sanidade (minha ou dos outros). A autocompaixão pode fazer muita diferença (positiva!).

5. E não se esqueça. Agradeça!

A si mesma, pela coragem e pela dedicação. A quem ama, pela jornada que compartilham. À vida, pelas oportunidades e aprendizados. Vejo o quanto o meu menino me convida diariamente a ter mais leveza. Mesmo num dia aparentemente comum há motivos para agradecer. Logo, mude o olhar para as pequenas coisas.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.