05 dicas para lidar com as dificuldades que podem surgir com a criança mais velha e o bebê

Para as mamães de segunda viagem,  pode parecer  bem mais tranquilo a chegada do novo bebê.  Já tem experiência nessa jornada com a troca de fraldas, banhos e amamentação. Mas tem uma nova vivência que pode trazer novas preocupações: como conciliar a atenção com  os dois filhos?

Para a chegada do irmãozinho, até pode acontecer uma preparação da criança mais velha. Neste post, dei cinco dicas para ajudar os pais com  essa conversa. Mas só vamos entender como ela irá reagir, no momento da chegada do novo bebê.

Podem surgir da criança  momentos de birras, ciúmes e sensação de abandono. Afinal de contas, não é fácil dividir, de uma hora para outra, a atenção e os cuidados que eram apenas seus. 

Como podemos ajudá-la a lidar com todas essas emoções de forma tranquila? 

Pensando nisso, trouxe cinco dicas para lidar com as dificuldades que podem surgir nos primeiros momentos com a criança mais velha e o bebê.

1. Explique o que está acontecendo

É importante contar à criança, em uma linguagem que ela entenda, o que é ser o irmão mais velho. Deixe claro, que ela não perdeu o seu lugar na família. Pelo contrário, ganhou um amigo para brincar.

2. Guarde um tempo para as brincadeiras com o filho mais velho

Os primeiros dias do bebê em casa podem ser cansativos, às vezes exaustivos. Que tal, tentar pedir ajuda com os cuidados com o bebê, para ter um tempo com o filho mais velho? Isso pode ajudá-los a se conectarem e fortalecer o elo entre vocês.

3. Ouça o que ele está querendo dizer

Esteja aberta a ouvir o que ele tem para contar ou às vezes expressar de alguma maneira. Fique atenta aos sinais. Diga que podem falar o que quiserem, principalmente como estão se sentindo.

4. Tenha empatia e compreensão

Essa mudança de rotina com a chegada do bebê,  pode trazer algumas resistências do irmão mais velho, que pode sentir-se inseguro e confuso. O melhor a fazer é acolhê-la com carinho e mostrar que você compreende e respeita os seus sentimentos.

5. Tenha paciência

Essa pode ser uma fase difícil para ele. É preciso muita paciência e gentileza para ajudá-lo a passar por essa fase de forma mais tranquila.

É possível que o cansaço tenha chegado e ficado por aí. Também a culpa em tentar conciliar, agora, sua atenção com os dois filhos e suas necessidades. Pode acontecer de encontrar dificuldades em cuidar de si mesma. Envolva todos da família nesse momento e se achar que não vai dar conta: peça ajuda.

Novidade!

Preparei uma checklist gratuita com seis dicas muito práticas para encontrar leveza no pós-parto. Se você ainda não a tem, clique AQUI para receber a sua gratuitamente.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

 

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.