5 verdades que aprendi depois que me tornei mãe de dois

No post anterior, escrevi sobre as dificuldades que podem surgir com a criança mais velha e a chegada do bebê. E que, para ela, não deve ser fácil dividir de uma hora para outra a atenção e os cuidados que eram apenas seus. É uma fase nova para todos da família. Mesmo tendo passado por esse caminho antes, não podemos esquecer que é uma nova experiência para todos, principalmente para as mamães. Pensando nisso , resolvi trazer cinco verdades que aprendi depois que me tornei mãe de 02. Vamos lá?

1- Você se torna uma mãe mais tranquila e relaxada

Depois de passar por todos os desafios da primeira gravidez, você aprende que dessa vez o caminho pode ser um pouco mais leve e tranquilo.  Aquela frase que ouvimos – “quando nasce uma mãe nasce uma culpa” –  é deixada um pouco de lado, porque, com a chegada do segundo filho, aprendemos que vamos controlar cada vez menos as coisas.

2- Organização é a chave de tudo

Abrir mão do perfeccionismo e aceitar que a maternidade às vezes pode ser exaustiva é difícil, mas muito importante. Inclusive neste post, eu dei algumas dicas para ajudar a aliviar a sobrecarga. E a organização pode ser uma grande aliada nesses momentos. Tente usá-la na otimização de algumas tarefas, como dar banho e comida nas crianças juntas. A solução é tentar priorizar o que é mais importante para você e para elas.

3 – Entenda suas diferenças

Mesmo sendo irmãos, isso não os torna iguais. Eles terão comportamentos opostos, cada um com suas próprias necessidades. Não se culpe por não agir da mesma maneira com os dois filhos. Entenda que não tem como ser igual, até porque os filhos são diferentes e cada um está vivendo uma fase diferente.

4 – De vez em quando alguém ficará chorando

Em algum momento, os dois podem começar a chorar ao mesmo tempo e mesmo que tente acalmá-los, nem sempre irá conseguir. Às vezes terá que dar mais atenção para um, enquanto o outro fica chorando. Está tudo bem se acontecer, isso não te torna menos mãe.

5- Separe um tempo para você

Às vezes será preciso olhar só para você.  Separar um tempo para a prática do autocuidado. Isso é muito importante! É um assunto que vou sempre trazer por aqui. Porque é necessário VOCÊ estar feliz para que os filhos também estejam.

Lembre-se: assim como na primeira gestação, as coisas vão tomando seus lugares. Não acontece de um dia para o outro. É um processo, aos poucos você vai se dando conta da nova mãe que está se tornando! 

Novidade!

Preparei uma checklist gratuita com seis dicas muito práticas para encontrar leveza no pós-parto. Se você ainda não a tem, clique AQUI para receber a sua gratuitamente.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      This error message is only visible to WordPress admins

      Error: No feed found.

      Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.