Dicas para mães cansadas

Mães sobrecarregadas: 6 dicas para descomplicar o cotidiano

Que a maternidade pode ser uma delícia, ninguém duvida. Acontece que ela também pode ser bem cansativa às vezes. Com tantas tarefas, responsabilidades, novidades, muitas mães podem se sentir continuamente cansadas e sobrecarregadas. É como se estivessem correndo uma prova de 5 km e no meio do caminho descobrem que, na verdade, estão correndo uma maratona – e já estão sem fôlego para os vários quilômetros que ainda faltam. Pensando nisso, hoje quero compartilhar seis dicas para ajudar a aliviar a sobrecarga.

Sentindo-se sobrecarregada? Seis dicas para diminuir a sobrecarga.

  1. Descomplique: muitas vezes gastamos tempo em tarefas que poderiam ser simplificadas. Por exemplo: optar por refeições de um prato só, usar roupas que não amassam (tanto).
  2. Compartilhe tarefas: as outras pessoas da casa podem (e devem 😊) assumir algumas tarefas. Filhos, por exemplo, podem ajudar organizando os próprios brinquedos, a cama
  3. Foque numa lista mais enxuta: quanto listamos muuuuitas coisas, o mais provável é não fazermos. E nos sentimos frustradas
  4. Não se culpe! Tudo bem se não der para fazer tudo
  5. Reserve alguns minutinhos para o autocuidado: dentre as suas possibilidades, reserve um tempinho para fazer coisas de que você gosta. (Gosta do assunto? Então veja este post aqui)
  6. Menos é mais: sabe aquele clichê? Então, ele tem um fundinho de verdade. Sei que muitas vezes pode ser bem tentador abraçar o mundo, mas no fim das contas o resultado mais provável é você se sentir cansada e chateada porque não conseguiu fazer tudo. Então, antes de sair agendando todas as lives, cursos e se dispondo a ajudar todo mundo, pare, respire e tire um tempo antes de dar uma resposta.

 

Um lembrete

Se você se sente continuamente sobrecarregada e se o cansaço, a irritação, a falta de paciência e a culpa já parecem crônicos, busque ajuda especializada! A maternidade pode, sim, ser mais leve, mesmo com perrengues e responsabilidades. E você pode se conectar com seus filhos, consigo própria e com os relacionamentos que são importantes.

As sugestões não acabam por aqui. Se você se interessou pelo assunto, sugiro este post aqui com dicas práticas para encarar o tempo com mais leveza, este aqui sobre a vida a 2 depois da chegada dos filhos.

Com carinho,

Carol

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

  • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

    Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
    Mais leveza e menos culpa.

    Ir para o Instagram

  • LYMP Design