Como a amamentação pode ajudar mãe e bebê?

Durante a gravidez, a expectativa de conhecer seu novo bebê cresce a cada dia. Torna-se prioridade na sua vida. Quando o grande dia chega, é um dos melhores momentos vividos. Toda a espera vale a pena quando se está diante daquele serzinho. 

E como fica a relação entre você e seu recém-nascido?

No post anterior, escrevi sobre 05 maneiras de criar vínculos com o seu bebê (se ainda não leu, veja aqui). E continuando este assunto, neste eu trouxe como a amamentação pode ajudar na criação de laços entre você e seu bebê.

Após o nascimento, o bebê encontra um ambiente diferente do que estava acostumado dentro do útero, é uma grande mudança. Eles não nascem acostumados aos hábitos dos adultos, pelo contrário, chegam totalmente dependentes. A amamentação é uma forma de criar vínculo com seu bebê .Não é apenas o ato de alimentar-se, além da alimentação para o seu recém-nascido, ela fornece conforto e proximidade. 

Ela possibilita transmitir ao seu bebê segurança e mostrar que está lá para cuidar dele, não importa o que aconteça. Algumas vantagens que a amamentação proporciona:

1.Contato pele a pele

Provoca a produção de hormônios, que ajuda na diminuição da ansiedade, promove uma sensação de calma, aumenta a felicidade, normaliza a temperatura, a frequência cardíaca e até mesmo a respiração. Todos esses benefícios fornecem uma sensação de nutrição e criam um vínculo forte.

2.Aumenta a sonolência

Os hormônios calmantes expostos entre a mãe e o bebê durante a amamentação ajudam a causar uma sensação de sonolência. Essa sensação de calma constrói confiança e aumenta o vínculo entre a mamãe e o bebê.

3.Alivia a dor

É uma ótima maneira de ajudar a diminuir o sofrimento que ocorre de vez em quando. Quando seu bebê fica chateado, seja por estar sentindo alguma dor ou mesmo cólicas, a amamentação ajuda a consolá-lo e acalmá-lo . Isso estimula ainda mais uma proximidade que pode surgir com a amamentação. 

4.Reconhecimento de cheiro e voz

Ajuda o bebê começar a aprender e reconhecer seu cheiro único. Se você falar suavemente e acalmá-lo durante a amamentação, também aumenta a chance dele reconhecer o som da sua voz. Com o tempo, ele será capaz de diferenciar seu cheiro e encontrará conforto ao som da sua voz.

Há uma série de vantagens que acompanham a amamentação, mas o vínculo que se forma é algo que durará por toda a vida. É uma proximidade emocional que ajuda a mostrar ao seu bebê a segurança que seus braços oferecem. Ela incentiva a compreensão, o amor e a proteção que os ajudará nos próximos anos. Se você está tendo dificuldade para amamentar, entre em contato com um profissional ou converse com seu médico antes de desistir e peça ajuda.

A maioria das agências de saúde recomenda para todos pelo maior tempo possível, exceto por problemas médicos que a evitem. Ela fortalece o sistema imunológico do bebê e torna-o mais resistente a várias infecções e enfermidades. O leite materno contém vários anticorpos, antivírus e anti alérgicos, que desenvolve um bebê saudável e feliz.

A amamentação é uma das maneiras de estabelecer um apoio  seguro e saudável para seu bebê.

Novidade!

Preparei uma checklist gratuita com seis dicas muito práticas para encontrar leveza no pós-parto. Se você ainda não a tem, clique AQUI para receber a sua gratuitamente.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

 

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.