Mãe_de_primeira_viagem

Mães de primeira viagem: 5 coisas que você precisa saber

Nem sempre é assunto dos cursos de gestante ou dos livros que lemos, mas não é porque (ainda) não se falam (tanto) destas coisas que elas não aconteçam. Aliás, muito pelo contrário: talvez você já tenha sentido ou vivido isso, e, como pouca gente fala nisso, tenha achado que é só com você, quando não é. E este é o tema do post de hoje.

5 coisas que toda mãe de primeira viagem precisa saber!

Nesta lista, aqui estão cinco coisas que pouca gente fala, mas que acontecem com muita frequência, independente da fase da maternidade em que você esteja.

  1. O começo pode ser bem difícil mesmo:

É o choro que pode significar várias coisas diferentes e que vocês terão que “decifrar” enquanto acontece (e nem sempre acertam de primeira). Também tem a privação de sono que pode ser bastante desconfortável e, no dia seguinte, você se sentir muito irritada. Noutras vezes, podem ser as dúvidas, as inquietações e o medo de que algo de ruim possa acontecer ou com o bebê ou com você. Conforme o bebê cresce, você vai aprendendo pelo caminho e ganhando mais experiência, a tendência é que esse desconforto também se torne mais ameno. E mesmo com as dificuldades, dá para encontrar leveza no maternar (veja mais neste post aqui).

2. Muitas vezes a realidade será (bem) diferente da expectativa:

Seja o parto, seja a amamentação, a introdução alimentar, a tal curva de crescimento (ou de peso), o desfralde, a escolha de quando colocar na escolinha e por aí vai…muitas coisas vão ser diferentes mesmo. Faz parte e não dá para controlar tudo. Nem sempre essa constatação é confortável, mas acredite: tentar controlar as coisas é daquelas tarefas impossíveis – você não vai controlar (porque ninguém consegue!) e vai acabar se sentindo frustrada, cansada e triste. O caos e o imprevisível fazem parte. Então, descomplique o máximo possível (leia mais sobre isso aqui)

3. Maternar não é 100% livre de erro:

Às vezes você vai acertar, outras vezes vai errar e isso não acontece só na maternidade. Muitas de nós aprenderam que erros são horríveis e precisam ser evitados a todo o custo – o que nem sempre é possível, sobretudo na maternidade – e acabam sofrendo bastante. Entenda que você já é a melhor mãe que seu filho vai ter e que muitas vezes vai tomar decisões com base nas informações que tem naquele momento (e que talvez sejam diferentes no futuro). Acontece com todas nós. Lembre-se: você está aprendendo o tempo todo. Acredite no seu maternar (saiba mais aqui)

4. Você vai mudar (Muitas vezes!):

A mudança faz parte mesmo: seja de opinião, seja de jeito de fazer ou de escolhas ou, ainda, para encontrar o tão falado caminho do meio. Algumas mudanças serão rápidas, outras não, algumas serão desejadas, outras serão impostas por alguma necessidade ou evento inesperado. E você vai precisar se adaptar. Dentro do possível, quanto mais flexibilidade você tiver diante delas, maiores serão as chances de o processo ser tranquilo. E enquanto as mudanças acontecem, não se esqueça de cuidar de si mesma (quer saber mais sobre autocuidado? então veja este post aqui)

5. Não perca o melhor da festa:

Os filhos crescem, tudo passa rápido (muito rápido mesmo!), então não deixe de curtir as delícias de cada fase: os chutinhos do bebê na sua barriga, os pés que parecem bisnaguinhas, o cheirinho, as risadas, as palavras engraçadas, os vários beijinhos e aqueles olhares apaixonados que recebemos dos nossos filhos. Aproveite para brincar e se conectar com eles – esses laços não se desfazem (aqui temos cinco dicas)! Ah! E aproveite os momentos da vida a 2 (neste aqui compartilho algumas dicas para a vida a 2)

Ei, não se esqueça de que… 

Você não está sozinha e pode pedir ajuda (veja aqui algumas ideias de como pedir ajuda) sempre que achar necessário. Se estiver muito difícil, busque ajuda profissional. Estamos a um e-mail de distância.Espero que estas cinco coisas possam ser úteis para si e para outras mães de primeira viagem.
Com carinho

Carol

Conteúdo original: Ana Carolina Braz – Maternar mais leve ® Todos os direitos reservados, proibida reprodução parcial ou total do conteúdo sem autorização da autora.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

  • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

    Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
    Mais leveza e menos culpa.

    Ir para o Instagram

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: Access Token for maternarmaisleve is not valid or has expired. Feed will not update.

    There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
    If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

  • LYMP Design