Mae_e_filho_brincando_juntos

Brincando junto: cinco ideias simples

Final de semana chegou e com ele vem a oportunidade de passarmos mais tempos juntos com nossos filhos. É também o momento em que muitas pessoas estão cansadas da correria da semana e podem ser sentir sem tempo ou inspiração (ou disposição) para pensar em brincadeiras com os filhos.

Pensando nisso, preparei esse post com cinco ideias simples de brincadeiras que conectam e aproximam pais e crianças – mesmo quando os adultos não têm muito tempo ou quase nenhum talento artístico, mas querem passar mais tempo com seus filhos.

  1. Retrato gigante – Numa folha grande de papel, peça para a criança se deitar e faça o contorno dela. Em seguida, peça-lhe que desenhe e/ou pinte o desenho. Duas variações possíveis são: fazer o contorno só das mãos (ou pés) ou, então, inverter os papeis e pedir para a criança fazer o contorno da mãe
  2. Bolo em família – Escolham uma receita de bolo (ou de outro prato simples, tipo biscoitinhos) e trabalhem em equipe (e em segurança, especialmente ao manusear forno/fogão e objetos pontiagudos)
  3. Pintura com copos – Coloquem tintas atóxicas de cores diferentes em potes (ou bacias), entreguem copos (ou potinhos) de diferentes tamanhos e convidem as crianças a mergulharem as bordas (ou o fundo) dos copos na tinta e depois “carimbarem” um papel. Duas variações possíveis: substituir os copos/potinhos por esponjas cortadas em diferentes formatos (quadrados, círculos, coração, estrela, triângulo) ou pintar folhas de árvores (ou pedrinhas) recolhidas no quintal (ou num passeio ao ar livre).
  4. Desenhar carinhas nos dedinhos das mãos e dos pés: Usando uma canetinha ou lápis apropriado para crianças, desenho carinhas simpáticas pelos dedinhos das crianças. Se quiserem, podem utilizar essas carinhas como personagens de uma história inventada em conjunto com as crianças.
  5. Fazer bolhas de sabão: ideal para dias de calor e ótima para estimular contato visual nas crianças (elas precisarão observar os adultos primeiro para ver como se faz).

E você, tem mais alguma dica de brincadeira simples para fazer junto com as crianças? Conte aqui nos comentários!

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

  • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

    Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
    Mais leveza e menos culpa.

    Ir para o Instagram

  • LYMP Design