vida_a_2_com_filhos

“Pais, sim, mas também somos um casal!” – 6 atitudes positivas para a vida a 2

Relacionamento perfeito não existe! São duas pessoas se desdobrando em vários papéis, responsabilidades e atividades. E manter um relacionamento requer um comprometimento constante de ambos. Não vem pronto, mas pode ser desenvolvido! E se pode ser desenvolvido é porque estamos falando de um conjunto de comportamentos. A seguir, compartilho seis dicas para a vida a 2.

  1. Vocês não precisam (nem vão) concordar em tudo: têm histórias, experiências, características, gostos diferentes, dificuldades e facilidades
  2. Sendo diferentes o mais provável é que o jeito de fazer também seja. Talvez um seja mais prático, outro mais focado – e às vezes vocês podem se complementar. Assim, manter um olhar atento ao outro ajuda (e muito) a não deixar passar batido a ajuda que já vem
  3. Vale a pena comunicar (cuidando da forma E do conteúdo) o que estão sentindo, pensando e no que precisam de ajuda. Se quiser mais dicas sobre como pedir ajuda, então veja esse post aqui!
  4. Experimentem o caminho do meio, tendo em consideração que varia muito de casal para casal e de fase para fase
  5. Passar mais tempo junto também cria a oportunidade para vocês conversarem sobre a educação dos filhos. Mesmo que o jeito de fazer seja diferente, vocês podem definir juntos o que consideram essencial na criação dos filhos (segurança, saúde emocional e física, autonomia, por exemplo)
  6. Por fim, a proximidade física às vezes fica lá para o fim da lista (afinal são tantas coisas!) e cabe aos dois cuidar para que ela não desapareça.

Para concluir:

Cuidar da vida a 2 também é uma forma de autocuidado e, também, uma estratégia bastante importante para se proteger da exaustão/sobrecarga parental e, indiretamente, uma forma de melhorar a conexão com os filhos. Se estiver muito difícil neste momento, não hesite em procurar ajuda profissional!

Um abraço,

Carol!

Texto inspirado no material produzido por Brianda, Roskam e Mikolajczak.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

  • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

    Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
    Mais leveza e menos culpa.

    Ir para o Instagram

  • LYMP Design