05 dicas para um pai no pós-parto

O pós-parto é um período de enormes mudanças não só para as mães, mas também para os pais. Muitas vezes são exigências físicas, emocionais e financeiras que acabam levando estresse ao pai. Nesse período, alguns podem se sentir um pouco excluídos, já que grande parte da atenção está voltada para o bebê e a mãe. A chegada dos filhos muda muita coisa mesmo, inclusive a vida do casal.

E como ficam as dúvidas de como agir com as novas responsabilidades como pai?

Assim, pensando nisso, neste post quero compartilhar cinco dicas para que esses momentos possam ser leves e descomplicados!

1.Crie novos hábitos

Você pode ter esperado que a gravidez terminasse e a vida voltasse ao normal. Mas não é bem assim. Agora é hora de definirem juntos as novas rotinas da família. Quem faz as compras agora? Quem lava a roupa? Quando vocês dois tomam banho (vocês ainda fazem isso..rsrs)? Que horas vocês comem? Determinem juntos as prioridades e siga o fluxo, escolhendo o melhor ritmo que sirva para vocês. Cuidar da vida a 2 também é uma forma de autocuidado. Se quiser mais dicas sobre como se proteger da exaustão/sobrecarga parental, então veja esse post aqui! 

2.Prepara-se para a rotina do sono

Combinem como será o revezamento na rotina de sono do bebê no meio da noite (sim, ele pode acordar muitas vezes). Mesmo que a mãe esteja amamentando e não “precise” de você às 3 da manhã, ela pode precisar nas trocas das fraldas e com as outras tarefas do bebê. Claro, vocês dois precisam de descanso, por isso é importante que decidam juntos e entrem em harmonia. Assim, pode ajudar a maternar e a paternar mais leve!

 3.Crie vínculos 

Aproveite esse momento para criar laços entre você e o bebê. Ao segurá-lo em seus braços, aprecie a sensação. Divirta-se conversando ou mesmo cantando para ele. E se você tem filhos mais velhos, eles precisarão do seu apoio agora, enquanto a mãe está cansada e se concentra no novo bebê. Aproveite o prazer de ser pai.

4.Você pode se sentir sozinho

Algumas de suas relações com a família e amigos ficarão mais fortes, enquanto outras podem ficar mais fracos. Algumas pessoas vão entender o que você está passando, outras não. Seu bebê precisa e exigirá muito de sua atenção, tempo e energia. Se você é um pai que também trabalha fora de casa, é provável que se sinta sozinho neste momento. Encontre sua própria rede de apoio (não é só a mãe que precisa) para compartilhar suas experiências com a paternidade.

5.Seja bom para si mesmo

É natural que a chegada do bebê, o estresse dos últimos nove meses e o novo sentido de responsabilidade podem te deixar preocupado. Pode se sentir excluído ou ansioso por tudo o que é esperado de você. Não desanime e acredite que está fazendo o que pode dentro do seu possível. 

E saiba que: se achar que não vai dar conta, converse com sua parceira ou um amigo de confiança. Não hesite em procurar tratamento profissional para a sua saúde e bem-estar. O autocuidado não é assunto que precisa ser tratado somente com as mães, mas os pais também precisam desse momento. Quando cuidamos de nós também estamos cuidando de quem amamos.

Novidade!

Preparei uma checklist gratuita com seis dicas muito práticas para encontrar leveza no pós-parto. Se você ainda não a tem, clique AQUI para receber a sua gratuitamente.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      This error message is only visible to WordPress admins

      Error: No feed found.

      Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.