4 sinais de que você precisa desacelerar

Em algum momento da maternidade – especialmente nos primeiros meses – é possível que você se sinta sobrecarregada e cansada. Até aí, nenhuma novidade: com tantas mudanças na rotina e dinâmica familiar, além da privação de sono, essas sensações são mais do que esperadas. 

Portanto, não há problema algum em sentir-se assim.

A questão é mais sobre o que você faz com relação a isso. Algumas atitudes podem ajudar a aliviar o cansaço e sentimentos chatos como angústia, culpa e frustração. Não pense duas vezes para escolher o caminho do meio : você não precisa ficar esgotada para isso!

Quando estamos cansadas, é comum que nossa saúde física e mental fique mais vulnerável a ter “altos e baixos”. Evitar que isso aconteça passa por reconhecer dificuldades e aceitar nossas limitações. 

Por isso, nesse post compartilho 4 sinais de que você precisa desacelerar:

1. Dificuldades de concentração

Um dos primeiros sinais de esgotamento é a dificuldade para se concentrar em tarefas simples. O resultado disso é levar mais tempo para concluí-las ou até mesmo não conseguir terminar. Isso aumenta as chances de que erros ou acidentes aconteçam. 

2.Esquecer as coisas com facilidade

Falhas de memória são bastante comuns quando não dormimos o suficiente e/ou da sobrecarga de funções.

3.Irritação e falta de paciência 

Também resultado da sobrecarga e exaustão, são potenciais geradores de conflitos e sentimentos como frustração e culpa.

4.Distanciamento emocional

A falta de conexão com o bebê, parceiro(a) e familiares é, ao mesmo tempo, um sinal de que você precisa desacelerar e um excelente motivo para isso. Não há nada mais importante que preservar as relações com quem amamos!

Lembrando que admitir que está esgotada pode ser mais difícil para algumas mulheres que para outras. 

Falar sobre dificuldades nem sempre é fácil e reconhecer que há um problema também pode ser bastante desconfortável para algumas de nós (medo, vergonha, preconceito), mas quanto antes a ajuda profissional for acionada, melhores os prognósticos!

Novidade!

Preparei uma checklist gratuita com seis dicas muito práticas para encontrar leveza no pós-parto. Se você ainda não a tem, clique AQUI para receber a sua gratuitamente.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.