05 maneiras de cuidar de si mesma no pós parto

O pós parto é uma fase muito importante na vida de uma mãe. É o momento das descobertas encantadoras e tão esperadas, mas também é uma fase de transformações físicas na vida dessa mulher. Elas chegam com desânimo, tristeza e fortes alterações de humor que aparecem logo depois do parto. 

A melhor maneira de diminuir os sintomas é cuidar de você . Por isso listei aqui cinco formas diferentes que você pode praticar caso esteja passando por essa fase:

Esse período do pós parto é chamado  de “baby blues”, e segundo os médicos pode durar até três semanas. Essa tristeza não acontece o dia todo, pode surgir em alguns momentos.

Os sintomas aparecem por alterações hormonais que acontecem na vida da mulher logo após dar à luz. Assim que eles se normalizam, o baby blues passa naturalmente, muitas vezes sem precisar de tratamento.

1- Esqueça a culpa.

Ser mãe é um grande desafio, que exige um aprendizado diário e, mesmo que aprenda, lembre-se que não existe mãe perfeita.

2 – Peça ajuda.

Com as tarefas do bebê e da casa, ter uma rede de apoio é essencial neste momento.

3-  Permita-se sentir (o que for!).

O riso é um grande aliado, mas se sentir vontade, chore também. Colocar para fora o que está sentindo, mesmo que seja com lágrimas, pode te aliviar.

4 – Exercite-se.

Dê uma volta, pode ser pela casa, se colocar em movimento  ajuda no bem-estar e o aumento da auto estima.

5 – Converse.

Encontre outras mamães que estão vivendo o mesmo momento que você . A tecnologia pode ser uma grande aliada. É sempre bom compartilhar com outras pessoas, dividir angústias e conflitos.

Lembre-se: Ninguém merece passar por isso sozinha. Confie em si mesma. 

Neste post aqui,  dei três dicas bem práticas para confiar mais em si e no seu maternar(se ainda não leu, recomendo a leitura).

Se os sintomas durarem mais do que três semanas, converse com seu médico, pode ser um sinal de um quadro mais avançado, como a depressão pós-parto. 

Novidade!

Preparei uma checklist gratuita com seis dicas muito práticas para encontrar leveza no pós-parto. Se você ainda não a tem, clique AQUI para receber a sua gratuitamente.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

 

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      This error message is only visible to WordPress admins

      Error: No feed found.

      Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.