recém-nascido em casa

Primeiros dias com recém-nascido: 5 dicas

Depois do encontro emocionante proporcionado pelo nascimento, começa uma nova fase: a vida em casa com o(a) novo(a) integrante da família. Embora os primeiros dias sejam inesquecíveis, eles também podem ser bastante desafiadores. Então, pensando nisso, preparei este post com cinco dicas para vocês encontrarem leveza neste começo.

1. Não tenha vergonha de perguntar (e de perguntar de novo).

Por exemplo, se estão com dúvidas sobre o banho do recém-nascido, perguntem e peçam para que lhes mostrem como se faz. Não tenham vergonha, o importante é sair com menos dúvidas.

2. Sua recuperação é prioridade.

Independente do tipo de parto, seu corpo passou por muitas transformações e precisa de um tempo para se recuperar. Não subestime a importância de desacelerar neste começo. Sua recuperação não pode esperar, todo o resto pode.

3. A casa pode esperar.

Sua maternidade nem seu valor são definidos pela organização e limpeza da casa. Lembre-se de que você terá bastante tempo pela frente para cuidar disso, mas só tem agora esses primeiros dias com o recém-nascido (e esta parte não volta!). Muitas vezes a realidade será diferente da expectativa, e isso vale para a casa também!

4. As visitas também podem esperar.

Neste começo, o foco é na conexão entre pais e bebê, vocês estão se conhecendo e se adaptando à nova vida e isso pode (aliás, deve!) ser feito com calma, tranquilidade e espaço. Trata-se de um período muito importante para você ampliar a sua confiança no seu maternar. É um direito de vocês, portanto não se sintam mal em pedir para as visitas esperarem. Além disso, não custa relembrar (sobretudo em tempos de pandemia) que quem estiver doente não deve visitar recém-nascido!

5. A amamentação não é para ser tortura.

Se você estiver com dores, sangramentos, febre ou qualquer outro tipo de dificuldade, busque ajuda (uma consultora de amamentação ou, caso haja na sua cidade, um banco de leite). Muitas vezes, alguns ajustes podem fazer muita diferença!

Novidade!

Preparei uma checklist gratuita com seis dicas muito práticas para encontrar leveza no pós-parto. Se você ainda não a tem, clique AQUI para receber a sua gratuitamente.

Sobre este post

O texto original foi escrito por Ana Carolina Braz (Maternar mais leve ®). Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.