Maternar mais leve

5 curiosidades sobre os 3 anos do Maternar mais leve

Em 11 de janeiro, completamos três anos de Maternar mais leve. Durante esse período, aprendi muito sobre maternar, escrever, criar conteúdo, acolher mães e crescer junto com elas. Neste post comemorativo, trago cinco curiosidades sobre este processo de muito crescimento profissional e pessoal.

3 anos

Embora oficialmente o lançamento tenha sido em 11 de janeiro de 2019, o primeiro passo foi dado em 21 de dezembro de 2018, quando criei o perfil no instagram. Inicialmente, o nome era “Familiaridades”. Depois, mudei para “Com leveza e com afeto”, até que algumas pessoas me deram um feedback bastante honesto sobre o nome. Então, rodadas de ideias depois, surgiu o “Maternar mais leve”. Como acredito que ser mãe é comportamento, que ninguém nasce sabendo, mas pode aprender e se desenvolver, “Maternar” veio na perfeição. Por sua vez, o “mais leve” vem para dizer que a leveza está nas nossas ações, não “cai do céu”.

82 posts no blog

Sempre gostei de escrever. Já nas recordações mais antigas que tenho, estava desenhando “livros”. Depois, lembro-me de que, mesmo tímida, na sexta série, costumava me voluntariar para ler as redações lá na frente da sala. Todavia, só passei a escrever crônicas sobre maternidade quando estava grávida do António. Inclusive, primeira foi sobre “desejos de grávida”. Depois, vieram os textos sobre as primeiras semanas, os mesversário. Ainda assim, via os textos como algo separado da minha atuação na clínica e na pesquisa. Até que minha supervisora de pós-doutorado me convidou para participar da tradução e revisão de um instrumento para avaliar burnout parental. Ao ler os itens, ficou muito claro para mim como tudo poderia se conectar. Portanto, os posts do blog do Maternar mais leve vieram para concretizar esta conexão.

83 edições da Newsleve

Depois de descobrir a ponte que unia minha experiência profissional e o tema que adoro ler, estudar, pesquisar, trabalhar e, principalmente, VIVER, não fazia sentido manter só para mim ou restrito numa rede social – há um universo de mães fora de lá. Além disso, gosto de formatos que não cabem em alguns espaços. Sempre gostei de escrever para minhas amigas e, com a maternidade, as trocas são enriquecedoras. Ao me corresponder, o encorajamento é mútuo. Como nem todo mãe encontra facilmente algo parecido, embora mereça a oportunidade, criei uma newsletter gratuita, a Newsleve – inscreva-se aqui – para, de alguma forma, assegurar algum tipo de apoio para as mães.

1073 posts no instagram (@maternarmaisleve)

Durante esse tempo, tenho escrito, feito vídeos, colaborações, lives e outros tipos de conteúdo. Até aplicar o “publicar” pela primeira vez, ensaiei muitas vezes e desisti na maioria delas. Só quando decidi começar antes de estar totalmente pronta é que fui. Com o passar do tempo, fui aprendendo e me desenvolvendo. Embora meu objetivo inicial fosse ajudar outras mães, vejo que também fui ajudada. Por isso – e por outras razões – tenho muitos motivos para agradecer.

+ de 6 mil mães e famílias recebendo meu conteúdo

O meu compromisso sempre foi chegar ao maior número possível de mães (e famílias), não apenas no contexto terapêutico – mesmo a clínica sendo a minha paixão -, mas também de outras formas que também pudessem ser úteis. Assim, já publiquei e-books sobre autocuidado, rede de apoio e de ideias de atividades para quem tem crianças pequenas em casa. Também elaborei quatro checklists: para grávidas, puérperas, para quem tem filhos de 0 a 3 anos e para quem é profissional de saúde. Para este ano, virão novidades, tanto para mães e famílias, como para quem trabalha com saúde materno-infantil. Em breve as divulgarei por aqui, bem como pela Newsleve e pelo Instagram. Portanto, acompanhe.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      This error message is only visible to WordPress admins

      Error: No feed found.

      Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.