3 aprendizados que tive com “A coragem de ser imperfeito”                

Neste post, o tema é um dos meus livros favoritos, “A Coragem de Ser Imperfeito”, da Brené Brown. A escritora pesquisa sobre coragem e vulnerabilidade, e este livro, embora não seja sobre a maternidade, traz reflexões valiosas para mães, pais e outras pessoas que vivenciam a criação de filhos. Neste post, destaco três aprendizagens que este livro me trouxe.

 1. A arena

Após um episódio de exposição pessoal, em que foi alvo de muitos comentários negativos, Brené se inspirou numa citação de Roosevelt sobre a arena. Para a autora, as opiniões dignas de serem levadas em consideração por ela são das pessoas que estão com ela, na mesma arena, lutando ao lado dela. Isso pode ser facilmente transposto para a maternidade, terreno em que podemos ser tão julgadas: as opiniões sobre as quais podemos refletir e pensar são das pessoas que estão conosco, que lutam conosco pelo bem-estar e saúde nossos e de quem amamos.

 2. O controle e a maternidade

A maternidade é um terreno em que nos deparamos com a falta de controle. Para muitas pessoas, é tão desconfortável sentir essa falta de controle, que o cenário mais provável é um apego excessivo às suas escolhas relacionadas à criação de filhos. Então, quando se deparam com pessoas que fazem de outras formas, as primeiras podem perceber essa diferença como uma afronta ao seu jeito e às suas escolhas.

3. Amar e não ter garantias: a vulnerabilidade

Uma vida plena só é possível quando entendemos que a vulnerabilidade faz parte. Como não temos garantias (de nada), às vezes pode ser bastante assustador se permitir amar, pois não sabemos o que será nem como será. Porém, se não amamos, a nossa existência perde uma boa parte de significado.

Novidade!

Tem episódio novo no Podcast Maternar mais leve! Clique aqui para ouvir!

Sobre este post

O texto original foi escrito por Ana Carolina Braz (Maternar mais leve ®). Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência usando as sugestões deste post aqui. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      This error message is only visible to WordPress admins

      Error: No feed found.

      Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.