benefícios do babywearing para a maternidade

4 benefícios do babywearing para a saúde mental perinatal

Babywearing é a prática de carregar os filhos no colo usando mochilas, slings ou outros carregadores ergonômicos por mães e demais cuidadores das crianças. Embora a prática seja ancestral – povos em diferentes continentes usam a técnica há anos -, mais recentemente ela cresce em sociedades ocidentais. Além da praticidade, há outros possíveis benefícios. Neste post, abordo quatro deles para a saúde mental perinatal.

1. Proximidade das crianças

Manter as crianças por perto, principalmente se estiverem à frente, estimula a liberação de ocitocina. Por sua vez, este hormônio está associado a estados de humor positivos.

Menos choro

Uma vez que estão próximos, as/os cuidadores reconhecem mais rapidamente os sinais do bebê/criança quando acordados, com sono ou com fome. Assim, as pessoas que estejam carregando podem agir mais rapidamente. Desse modo, com as necessidades atendidas antes, a probabilidade de choro diminui.

Mobilidade

Quando conciliam carregar os bebês e ter as mãos livres, as mães ganham mobilidade. Uma vez que há fases em que as crianças tendem a procurar mais o colo da mãe, é bastante comum que a mãe se sinta “presa”. Portanto, utilizar um carregador possibilita tanto atender a necessidade de proximidade física (por parte da criança), bem como dar autonomia e movimento à mãe. Desse modo, a mãe pode fazer caminhadas e outras atividades físicas (como a dança, por exemplo), práticas que também contribuem para a saúde mental.

Menos pensamentos negativos

Numa pesquisa online sobre saúde mental materna e uso de carregadores, os pesquisadores descobriram que pensamento negativo repetitivo foi significativamente menor para as mães que faziam babywearing. Adicionalmente, a saúde mental positiva foi significativamente maior. Por fim, não houve diferença entre o tempo em que os bebês foram carregados.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Portanto, todos os direitos são reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Para este post, a imagem utilizada é do Banco de imagens do Canva. Além disso, foram consultadas as fontes: 10.1016/j.infbeh.2020.101494 e 10.1080/02646838.2021.2012647

 

 

 

 

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.