5 sugestões para a saúde mental materna e paterna

5 sugestões de atividades para proteger a saúde mental da mãe (e do pai)

Escrevo este post após voltar de uma caminhada ao ar livre, quando surgiu a ideia para este tema. Muitas mães (e pais) talvez não saibam, mas há pequenos gestos simples – todos estudados e com evidências de efetividade – que podem fazer para cuidar da sua saúde mental, especialmente no período entre gravidez, parto e puerpério. Neste post, apresento cinco deles.

1. Contato com a natureza

Estar ao ar livre, em contato com a natureza pode produzir efeitos positivos no alívio do estresse. Adicionalmente, pesquisadores (1) encontraram evidências de que fazer atividades de atenção plena (veja o item 4!) em espaços verdes produz menos ruminações e mais atitudes de reflexão, quando comparados com práticas realizadas em espaços fechados.

2. Música

Pesquisadores (2) que investigaram potenciais benefícios da música para grávidas encontraram que ouvir música está associado a menores níveis de ansiedade em mulheres grávidas. Também há efeitos ansiolíticos ao ouvir música em casa.

3. Atividade física

Uma pesquisa de 2020 (3) encontrou uma associação inversa entre a redução de atividade física e o aumento de níveis de ansiedade e de sintomas depressivos durante o período perinatal.

4. Atenção plena (ou “mindfulness”).

Há evidências (4) de que exercícios de atenção plena, com ensino de habilidades e de práticas meditativas, pode reduzir o risco de depressão no período entre gravidez, parto e pós-parto.

5. Yoga

Uma revisão sistemática realizada em 2012 (5) encontrou que a prática de Yoga produz melhoras nos níveis de estresse, qualidade de vida, aspectos dos relacionamentos interpessoais, funcionamento do sistema nervoso e parâmetros do parto como conforto, dor e duração.

Dica extra!

Já conhece a Newsleve? Ela é a Newsletter semanal e gratuita do Maternar mais leve. Nela envio informações, textos, crônicas e dicas sobre maternidade, saúde e bem-estar. As inscritas recebem também vantagens e novidades em primeira mão. Inscreva-se agora: clique aqui para assinar gratuitamente a Newsleve 

Sobre este post

O texto original foi escrito por Ana Carolina Braz (Maternar mais leve ®). Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva. Além disso, os artigos usados como referência para este post são:

1 10.1016/j.landurbplan.2020.103886

2 10.3390/jcm8111884

3 10.1007/s00404-020-05570-x

410.1037/ccp0000068

5 10.1155/2012/715942

 

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.