saúde_mental_perinatal

Desconectar para conectar: 3 curiosidades sobre FOMO e JOMO

Decidi desativar temporariamente as redes sociais – mas este blog e a Newsleve seguirão ativos (se você ainda não está inscrita, assine gratuitamente a nossa newsletter aqui). Antes de decidir, tive medo de me sentir perdendo – o tal FOMO -, mas até o momento estou mais para o JOMO. Como o Maternar mais leve promove a literacia sobre saúde mental, neste post descubra três curiosidades sobre FOMO e JOMO.

1. Medo

Fomo é a abreviação para Fear of missing out, isto é, medo de ficar fora do que é falado nas redes sociais. Não é um fenômeno trivial e já evidências de que pode distrair as pessoas de se sentirem presentes no momento aqui e agora. Também há evidências de impacto negativo à saúde mental. Se você se interessou, reveja este post aqui sobre consumo digital e saúde mental.

2. Alegria

Por sua vez, JOMO é a abreviação para Joy of missing out. Desse modo, é desfrutar o tempo com aqueles que vivem conosco, dedicando tempo para o desenvolvimento pessoal e autocuidado.

3. Atenção plena

Se você pensa em se desconectar, mas tem medo de sentir o FOMO, uma estratégia que pode reduzir a probabilidade desse sentimento é a atenção plena ou mindfulness. Se quiser saber mais sobre mindfulness, veja este post aqui.

Dica extra!

Já conhece a Newsleve? Ela é a Newsletter semanal e gratuita do Maternar mais leve. Nela envio informações, textos, crônicas e dicas sobre maternidade, saúde e bem-estar. As inscritas recebem também vantagens e novidades em primeira mão. Inscreva-se agora: clique aqui para assinar gratuitamente a Newsleve 

Sobre este post

O texto original foi escrito por Ana Carolina Braz (Maternar mais leve ®). Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva. Além disso, os artigos usados como referência para este post são:

Jacobsen, S. (2021). FOMO, JOMO and COVID: How Missing Out and Enjoying Life Are Impacting How We Navigate a Pandemic. Journal of Organizational Psychology21(3), 67-73.

https://doi.org/10.1007/s11031-018-9683-5

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.