Literacia é a habilidade de obter e utilizar informações sobre saúde. No caso da perinatalidade, período que vai da gravidez ao puerpério, passando pelo parto, as pessoas com filhos podem se deparar com diferentes assuntos sobre si e seus filhos. Nem sempre as informações chegam de maneira clara, no entanto, por ser uma habilidade, todos nós podemos aprender e desenvolver. Neste post, apresento três benefícios da literacia em saúde.

1. Mais saúde e bem-estar

Pessoas que mais utilizam a literacia podem ter mais saúde e bem-estar, quando comparadas com pessoas que têm menos literacia.

2. Melhores decisões

Com mais informações, as pessoas também se tornam capazes de distinguir o que é bom e o que não é. Desse modo, têm mais fundamentos para tomar decisões conscientes.

3. Mais conhecimento

A literacia também possibilita estabelecer ligações entre diferentes ações que, em conjunto, podem contribuir positivamente para a saúde e o bem-estar. Por exemplo, fazer um bom acompanhamento durante a gravidez auxilia não apenas ao parto, mas também à saúde da mãe e do bebê.

Você sabia?

Porque acredito que todas temos direito ao acesso à informação atualizada e confiável, compartilho neste blog informação fundamentada em evidência científica, usando linguagem descomplicada e acessível. Semanalmente envio uma Newsletter, a Newsleve, também com informação fundamentada em evidências, usando linguagem simples. Inscreva-se gratuitamente aqui.

Sobre este post

O texto original foi escrito por Ana Carolina Braz (Maternar mais leve ®). Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência usando este guia aqui. Imagem: Banco de imagens do Canva. Além disso, os artigos usados como referência para este post são:

World Health Organization (2013). Health literacy: the solid facts. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/128703/e96854.pdf

doi: 10.1097/PHH.0000000000001324

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      This error message is only visible to WordPress admins

      Error: No feed found.

      Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.