Post_autocuidado_e_maternidade_real

Autocuidado para mães reais – 4 dicas bem pé no chão

Provavelmente você já ouviu ou leu algumas vezes sobre autocuidado e tenha achado legal, mas meio difícil de incluir no seu dia-a-dia que já é tão cheio. Neste post, quero dividir quatro dicas bem pé no chão mesmo, feitas pensando nas mães reais. Vamos lá?

  1. Pequenas atitudes contam MUITO: se você não tem uma hora por dia disponível, pode começar por alguns minutos por dia (cinco minutinhos, por exemplo), o importante é manter a constância. Mesmo que um pequeno autocuidado não pareça fazer muita diferença física, ele ainda pode fazer uma diferença enorme para o seu bem-estar
  2. O tempo vai continuar limitado, então uma estratégia é mudar o horário do seu autocuidado. Por exemplo, se você anda se sentindo sem disposição para autocuidado à noite, poderia avaliar a possibilidade de mudar para outro momento do dia. Neste post aqui dou algumas dicas para organizar o seu tempo. Este post aqui tem dicas práticas que também podem ajudar.
  3. Adaptar-se faz parte: Se não der para ter uns minutinhos sozinha, então vale uma forma de autocuidado em família ou com os filhos por perto. Então, lembre-se de que feito é melhor que perfeito!
  4. Jogue a culpa fora! Reservar uns minutinhos no seu dia para fazer algo que lhe faça bem não é egoísmo, nem é algo que vai produzir traumas nos seus filhos. Quando você cuida de si mesma, você indiretamente cuida deles também. Além disso, ensina que eles podem se cuidar também (a partir do que fazemos, podemos oferecer modelos muito poderosos para nossos filhos!)

Resumindo…

Neste post você viu que autocuidado é uma atividade muito importante para a sua vida, com potencial para reduzir o estresse e aumentar os seus recursos (físicos e emocionais) para lidar com as exigências e atividades do dia-a-dia. Como disse neste outro post aqui sobre autocuidado, não existe regra pronta que funcione para todo mundo, muito pelo contrário: você pode encontrar o que é autocuidado para você.

Um lembrete!

Se você estiver encontrando muitas dificuldades para descobrir o que é autocuidado, pode buscar ajuda. Aqui no Maternar mais leve temos um conjunto de serviços voltados ao assunto. Se você se interessou, mande-nos um e-mail para saber mais sobre eles (falecom@maternarmaisleve.com).

Com carinho,

Carol

Texto: Ana Carolina Braz (Maternar mais leve ®). Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

  • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

    Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
    Mais leveza e menos culpa.

    Ir para o Instagram

  • LYMP Design