Realizar as promessas de final de ano

5 sugestões para realizar seus objetivos em 2022

Depois de agradecer pelo ano que terminou, agora é o momento de começar a colocar em prática o que você deseja para 2022. Se você costuma fazer lista de resoluções, objetivos ou projetos na virada de ano, mas tem dificuldade em colocar em prática o que pensou, este post é para si.

1. Especificar.

Como o objetivo é realizar sem desanimar, prefira metas “concretas” às genéricas. Para isso, escreva seus objetivos na forma de ações, colocando em formato de verbo. Então, ao invés de colocar “mais saúde”, por exemplo, use “adotar hábitos mais saudáveis”. Ainda está muito genérico, agora especifique. Portanto, “adotar hábitos mais saudáveis no dia-a-dia” pode ser “traduzido” em: “agendar as consultas médicas necessárias”, “beber mais água”. Adicionalmente, prefira listas menores, porque são mais fáceis de alcançar e de manter a motivação para seguir.

2. Quebrar em passos menores.

Após fazer a lista de ações, procure “quebrar” em passos menores. Ao fazer isso, você ganha mais clareza do que precisa ser feita. Então, usando o exemplo de saúde, o “fazer atividade física” pode ser decomposto em “fazer x minutos de atividade física x vezes na semana”.  Por sua vez, o “beber água” pode ser dividido em: “beber x copos d’água de X em X”, “manter uma garrafinha comigo”, e assim por diante.

3. Coloque na agenda.

Como dizem: se não está na agenda, não existe. De nada fazer uma lista específica de ações, com pequenas partes detalhadas se fica só no plano das ideias. Assim, olhe para a sua lista, escolha qual dos objetivos parece ser o mais provável de colocar em prática (você não precisa começar com todos de uma vez!). Em seguida, estabeleça uma data, anotando-a na agenda (e colocando como lembrete no telefone) e comece.

4. Compartilhar com alguém.

Tenha alguém para dividir a jornada. Então, convide alguém (companheiro, familiar, amiga) e compartilhem entre si os objetivos. Além disso, vocês podem definir uma data em comum para começarem. E ao longo do processo, conversam sobre como estão indo. Quando criamos esse compromisso, temos mais chances de seguirmos firmes nos nossos objetivos e ganhamos apoio extra, o que pode ser excelente se a desmotivação aparecer.

5. Reavaliar

Estabeleça prazos para reavaliar o andamento dos objetivos. Como somos pessoas com necessidades muito específicas, não existe um tempo “certo”. Desse modo, defina que for mais conveniente para si: semanais, quinzenais, mensais. Nessas avaliações, podem surgir ideias sobre como “quebrar em partes ainda menores” ou momentos de recalcular as escolhas. Para esta atividade, também compartilhe suas impressões com quem  escolheu dividir seus objetivos. Adicionalmente, não se esqueça de ter autocompaixão caso os resultados estejam diferentes do esperado. Se precisar de ajuda, veja este post aqui.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.