Como reencontrar a independência depois da chegada do bebê?

Se você convive com crianças e até mesmo pets, provavelmente já ouviu falar em Ansiedade de Separação, cujo gatilho é a ausência de uma pessoa muito próxima ou do(a) cuidador(a) principal, mas que tende a ser superada pelas crianças com o tempo. Todavia, pouco se fala sobre a ansiedade de separação materna.

Nos primeiros meses de vida do bebê, dificilmente ficamos sozinhas e quase tudo é feito em dupla. Não é à toa que ter um tempo para si mesma é o sonho de consumo da maioria das mães no pós-parto. Mas, assim como quase tudo na maternidade (e na vida), nem sempre nossas expectativas correspondem à realidade. E o tão sonhado tempo livre pode se transformar em um pesadelo cheio de culpa e preocupação. 

Entre as mães, a ansiedade de separação pode se manifestar na forma de pensamentos catastróficos, sentimento de culpa e até sensações físicas (como falta de ar e náuseas) quando o bebê está sob os cuidados de outras pessoas. Vale lembrar que a presença/intensidade deles pode variar bastante de mãe para mãe.

A notícia boa é que, com algumas estratégias, é possível amenizar a ansiedade de separação. Pensando nisso, no post de hoje compartilho 4 sugestões para reencontrar a independência depois da chegada do bebê:

1.Comece pequeno

Defina objetivos menores (deixar o bebê com alguém e sair para caminhar por 30 minutos, por exemplo). Adote uma postura mais desacelerada em direção aos seus objetivos e procure não se cobrar tanto pelos resultados. 

2.Prepare a si mesma e a quem for cuidar do bebê

Faça uma lista com todas as instruções importantes (rotina e alimentação, por exemplo) e explique cada uma delas para os cuidadores – avós, tios, amigos, babá – com antecedência. Se possível, convide-os para passar uma tarde com você e o bebê. 

3.Fale sobre o que está sentindo

Conversar sobre sentimentos e pensamentos incômodos é uma excelente forma de entender o que você está sentindo e por quê.

4.Seja paciente consigo

Entenda e, principalmente, aceite que haverá muitas coisas que você não poderá controlar. Por si mesma, sua família e pela saúde emocional de vocês, seja gentil consigo própria e procure fortalecer a confiança nas pessoas que fazem parte da sua rede de apoio.

Preocupar-se com o bem-estar e segurança do bebê é normal e esperado, principalmente nas primeiras vezes em que nos separamos dele. Mas quando isso causa um sofrimento além do necessário, é hora de procurar ajuda profissional.

Novidade!

Preparei uma checklist gratuita com seis dicas muito práticas para encontrar leveza no pós-parto. Se você ainda não a tem, clique AQUI para receber a sua gratuitamente.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.