introdução_alimentar

3 aprendizados que tive com a introdução alimentar dos meus filhos

Um dos momentos mais marcantes no primeiro ano de vida de um bebê é a introdução alimentar (IA). Também é a ocasião em que podem surgir dúvidas. Para quem está iniciando a IA – ou começará em breve -, compartilho três aprendizados que tive com a introdução alimentar dos meus filhos.

1. Planejamento ajuda (e muito!).

Não esperem chegar aos seis meses para só então irem atrás de receitas, utensílios e, principalmente, informação. Comecem a se preparar aos poucos ao longo dos meses. Se tiverem disponibilidade (e quiserem), também podem testar receitas para verem se elas se adequam à rotina de sua família. Além disso, busquem informação atualizada e de qualidade – não tenham receio de perguntar tudo o que precisarem aos profissionais de saúde que os acompanham.

2. Introdução alimentar é processo.

Por isso é importante se lembrar de que o objetivo inicial é apresentar cores, sabores, texturas. Lembrem-se de que estão construindo bons hábitos alimentares e que isso leva tempo. Portanto, não tenha como expectiva que todos os pratinhos terminem “limpos”. Então, vale mais a pena observar o bebê, seus sinais de prontidão, bem como seus sinais durante as refeições.

3. Aprendam a manobra de Heimlich.

O engasgo é um dos maiores medos das pessoas com filhos. Como não conseguimos prever se acontecerá ou não, é de extrema importância conhecer a manobra de Heimlich – procedimento de primeiros socorros. Desse modo, perguntem ao profissional de saúde que os acompanham como se faz, pedindo-lhe para demonstrar. Além disso, podem “ensaiar” fazer na frente dele, após a demonstração. Quanto mais seguros vocês se sentirem, maiores as chances de o processo ser tranquilo.

Uma sugestão (gratuita)

Nem sempre esse processo de identificar o que é indispensável, o que pode ser mudado e o que não será aceito é fácil, por isso desenvolvi esta checklist gratuita para ajudar na tomada de decisão. Se você se interessou, pode baixar a sua aqui.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.