Infertilidade feminina_Infertilidade masculina_Tentantes

Dificuldades em engravidar: 5 coisas que as tentantes pensam ou sentem

Depois de pensar bastante e decidir engravidar (falei sobre isto neste post aqui), nem sempre acontece o esperado: aquele POSITIVO não vem. Não são poucas as pessoas que encontram dificuldades em engravidar. Pensando em quem está tentando engravidar, preparei este post.

1 – Frustração.

A expectativa era “decidimos – tentamos – engravidamos”, mas passam-se os meses (ou os anos) e isto não acontece. Neste caso, vocês têm todo o direito do mundo em se sentirem frustrados, afinal é um projeto de vida desejado. Além disso, não saber quando vai acontecer e porque não aconteceu ainda podem gerar bastante sofrimento e vergonha. Sendo assim, é muito importante buscar ajuda e poder compartilhar sobre o que vocês têm sentido e pensado.

2 – Por que não eu?

Além da frustração, muita gente começa a se sentir triste diante da dificuldade em engravidar. Isso pode piorar, inclusive, se outras pessoas próximas engravidam, menos vocês. Então, a comparação é quase inevitável e conviver com outras grávidas pode se tornar muito difícil. Se for possível, respeitem o limite de vocês e considerem a possibilidade de se afastarem um pouco e/ou evitarem situações em que convivem com muitas grávidas. Claro que há casos em que isso nem sempre é possível e a convivência vai continuar acontecendo. Caso seja esta a sua realidade, permita-se ter momentos e espaços para chorar e vivenciar o seu sentimento, além de conversar com o seu parceiro sobre o que vocês têm vivido.

3- Sexo com cara de obrigação

Diante das dificuldades, muitas pessoas, às vezes sem nem perceberem, começam a transformar o sexo num compromisso: “tem que ser hoje às xx horas porque é o pico da minha ovulação”, o que pode diminuir bastante o prazer na atividade sexual. Mesmo que a  gravidez seja muito desejada e que toda oportunidade possa parecer A oportunidade, é preciso tomar cuidado para não transformar o sexo numa tarefa a ser completada, até porque se após a tentativa a gravidez não acontecer, a vida sexual de vocês também pode ficar associada à frustração e ao fracasso. Se por acaso vocês sentirem que já está assim, que tal avaliar uma folga de alguns meses nas tentativas para retomar o sexo “de antes”?

4 – O olhar dos outros

Não dá para controlar o que vão pensar e falar. E inevitavelmente alguém pode fazer algum comentário desagradável ou colocar uma cobrança desnecessária. Uma vez que a vida sexual de vocês é um assunto de vocês, porém não de terceiros, está tudo bem colocar limites nisso. Dependendo de quem for a pessoa, de como vocês estiverem e do contexto, é possível fazer isso de formas variadas: fazendo cara de paisagem, deixando “entrar por um ouvido e sair pelo outro”, falando de maneira gentil que aquele assunto não é apropriado, ou, caso o assunto seja recorrente, ser mais direta na abordagem e dizer que não quer falar sobre aquilo.

5 – Será que tem alguma coisa de errado?

Depois de algumas (ou várias) tentativas de engravidar, podem surgir medos relacionados à saúde do casal. Assim, o primeiro passo é buscar apoio médico especializado para avaliar as possíveis causas das dificuldades de engravidar e quais as possíveis soluções e encaminhamentos. Desse modo, tendo estas informações, o casal pode definir o que pretendem fazer, considerando possibilidades e os desejos de cada um.

Lembrete

As dificuldades em engravidar são uma fonte de sofrimento, tristeza e estresse na vida, e podem impactar a saúde mental materna (sobre este assunto, sugiro a leitura deste post aqui) e paterna (sobre a saúde do pai, leia este post aqui). A saúde de vocês importa e vocês não precisam passar por isso sozinhos. Portanto, não deixem de buscar ajuda.

Sobre este post

O texto original foi escrito por Ana Carolina Braz (Maternar mais leve ®). Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagens: banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

  • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

    Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
    Mais leveza e menos culpa.

    Ir para o Instagram

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: Access Token for maternarmaisleve is not valid or has expired. Feed will not update.

    There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
    If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

  • LYMP Design