Ilustração do post Em busca da creche? Cinco passos para ajudar nesse processo.

Em busca da creche? Cinco passos para ajudar nesse processo.

Nossos filhos crescem rápido e é possível que neste momento vocês estejam ponderando matricular seu filho num berçário ou creche. Esse processo não é fácil, afinal estamos cuidando de quem é nosso maior amor e para quem queremos o melhor. Então, pensando nisso, preparei este post com cinco passos para ajudar nessa busca.

1. Envolvam a criança na busca.

Deixem que participem das visitas e que conheçam o ambiente escolar. Assim, as crianças precisam perceber, os dois ambientes (a casa e a escola) como locais seguros e atenciosos, que funcionam juntos, como uma equipe.

2. Escolham aquela que tem os valores mais parecidos com os da sua família.

Uma vez que a criança passará bastante tempo na instituição de ensino,  é importante que as pessoas envolvidas na criação da criança (mãe, pai, outros familiares) conversem entre si.

3. Prestem atenção à dinâmica da escola.

Conversem com os funcionários que estarão em contato com as crianças, façam as perguntas que acharem necessárias sobre as rotinas, os procedimentos, as formações, práticas pedagógicas.  Já que segurança também é importante, verifiquem se a escola adota as normas de segurança exigidas pelas autoridades competentes.

Como vocês se sentem enquanto estão na instituição de ensino também é um indicativo bem importante. Para isso, observem como vocês se sentem nesse momento e como é o acesso à equipe da escola (É fácil? Vocês se sentem acolhidos? São vistos como uma equipe?). Adicionalmente, lembrem-se que os primeiros contatos com eles são uma prévia do que estará por vir – por exemplo, se já são difíceis de contactar num momento em que deveriam estar à disposição, dificilmente isso mudará.

Também sejam bastante descritivos sobre a criança, informando características que possam facilitar E dificultar o processo. Afinal de contas é o amor da vida de vocês que passará bastante tempo no local.

4. Busquem referências.

Se possível, conversem com mães e pais que já têm filhos matriculados nessa escola para saber pela perspectiva deles como tem sido a experiência de seus filhos e o dia-a-dia na instituição de ensino.

5. Mantenham o pé no chão.

Lembrem-se de que não existe escola (berçário, creche) perfeito. Portanto, todas as instituições terão pontos positivos e negativos, por isso é bastante importante ter clareza do que para vocês é indispensável (e não negociável), o que pode ser flexibilizado e o que não pode ter de modo algum.

Uma sugestão (gratuita)

Nem sempre esse processo de identificar o que é indispensável, o que pode ser mudado e o que não será aceito é fácil, por isso desenvolvi esta checklist gratuita para ajudar na tomada de decisão. Se você se interessou, pode baixar a sua aqui.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.