03 dicas de como construir sua rede de apoio

Um assunto que sempre mostro por aqui é a importância do autocuidado materno. Nós sabemos que a chegada de um bebê requer muitos cuidados, especialmente nas primeiras semanas de seu nascimento. É um momento intenso, até para as mães de segunda ou mesmo terceira viagem. Mas quem cuida dessas mães? É aqui que entra a importância de ter uma rede de apoio. Nesse post quero compartilhar com você três dicas de como construir sua rede de apoio. 

Antes, você precisa entender que o pós-parto é uma fase das muitas fases difíceis que irão na maternidade. Passar por ele preservando o seu bem-estar é essencial para você e seu bebê. Aceitar que ninguém, ninguém mesmo consegue dar conta de tudo sozinha. 

Precisamos acabar com esse mito que toda mãe é guerreira e que tudo suporta. Isso só traz muita sobrecarga e sofrimento. Todas  precisam de uma rede de apoio. Neste post dei quatro sugestões para pedir ( e conseguir) ajuda.

Não é fácil  construir uma rede de apoio, nós sabemos. Mas o primeiro passo é aceitar que ninguém cuidará dos nossos filhos como nós mesmas, e não há problema algum nisso. Abrir mão do controle e pedir ajuda é sua melhor escolha.

1- Precisa estar no planejamento

A rede de apoio pode ser construída antes do nascimento do bebê. Sabe a lista dos itens que vamos levar para a maternidade? Que tal fazer a lista de quem você pode pedir ajuda e  já definir com as pessoas quem vai fazer o que?

2- Procure grupos de apoio

Se você não conta com familiares perto para ajudar, procure e participe de grupos de mães. Ouvir outras mães, poder desabafar e trocar histórias e compartilhar experiências.

3 – Escolha rede de apoio especializada

É sempre bom poder contar com o seu médico obstetra, o pediatra e uma equipe de enfermeiras. As dúvidas que surgirem em determinada situação, podem ser respondidas por um profissional da área.

Novidade!

Preparei uma checklist gratuita com seis dicas muito práticas para encontrar leveza no pós-parto. Se você ainda não a tem, clique AQUI para receber a sua gratuitamente.

Sobre este post

O texto original foi escrito pela Equipe do Maternar mais leve ®. Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      This error message is only visible to WordPress admins

      Error: No feed found.

      Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.