aprendizagens que a maternidade traz

5 coisas que eu gostaria de saber antes da maternidade

Se você pudesse voltar no tempo e ensinar para si mesma algo que hoje você sabe, o que seria? Neste post, compartilho cinco coisas que eu gostaria muito de ter aprendido antes, pois teriam facilitado muito o meu maternar. Vamos lá? SPOILER: tem novidade no final deste post.

1. O começo é difícil (e para todas!)

Tudo o que aprendemos do zero realmente exige muito de nós. No entanto, graças à plasticidade neuronal temos uma capacidade enorme de aprender. Além disso, o que aprendemos num contexto pode ser expandido e servir como base para aprendizagens futuras. Se você é mãe de primeira viagem, leia este post aqui.

2. Vamos errar (e muito!)

Mesmo tentando acertar, vamos errar. Não existe desenvolvimento sem erro. E os erros são o que são, nem bons nem maus.

3. A perfeição distrai

Muitas vezes, focando em acertar e em fazer o perfeito, acabamos distraídas do que realmente importa. Estudiosos da relação entre mãe e bebê como Winicott, por exemplo, mencionam a importância da mãe suficientemente boa. Mais do que perfeita, é melhor uma mãe que esteja com saúde e bem-estar.

4. Há beleza no comum

Se estamos nos protegendo do erro e direcionadas à perfeição, podemos nos distanciar do essencial: nossos filhos, nossos relacionamentos e a beleza que existe no comum. Já olhou hoje para sua criança? Viu seus olhinhos, sentiu seu cheiro, notou como aquela roupa fica uma gracinha nela? Isso não vai durar para sempre, nem eles terão a mesma idade para sempre, nem nós. Então, aproveite(m).

5. A (auto)compaixão torna o caminho mais leve (e saudável)

Já que você está consciente (e, espero, convencida) de que vamos errar – e que isso não é mal, mas sim fonte de aprendizagem -, sugiro que olhe para si com mais compaixão. Há um conjunto enorme de estudos que comprovam os efeitos benéficos da autocompaixão. E para romper ciclos de competição – e de julgamentos – que tal estender a compaixão para outras pessoas? Não conhecemos suas batalhas – nem suas trilhas de aprendizagem-, mas podemos espalhar amorosidade por aí. Escrevi sobre esse assunto neste post aqui.

Novidade!

O Maternar mais leve virou um podcast! Clique aqui para ouvir!

Sobre este post

O texto original foi escrito por Ana Carolina Braz (Maternar mais leve ®). Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência usando as sugestões deste post aqui. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.