preparativo_parto

Cinco preparativos importantes para o dia do parto

A gestação que parecia tão longa se aproxima da reta final. E independente do tipo de parto que você escolher, há alguns detalhes para se providenciar antes do dia P. Então, neste post compartilho cinco sugestões.

1 – Providenciar o bebê-conforto.

O primeiro passo é pesquisar modelos, informando-se sobre a compatibilidade do modelo escolhido com o seu carro (veja o item 2 deste post aqui). Após a escolha e a compra, é importante se familiarizar com o manuseio e instalação do modelo no carro. Assim, vale assistir a tutoriais no Youtube, a testar colocar, tirar, transportar. Há, inclusive, que “teste” como funciona o bebê conforto usando alguma boneca. Façam isso várias vezes, especialmente se forem pais de primeira viagem. E lembrem-se de que, caso optem por parto hospitalar, ter o bebê conforto com vocês é condição obrigatória para a alta.

2 – Testar o caminho casa-maternidade.

Se escolheram ter um parto hospitalar – ou se planejam um parto domiciliar, mas sabem que o hospital pode ser um “plano b” -, é importante fazer o trajeto entre a casa e o hospital. Portanto, experimentem em horários diferentes e, caso haja rotas alternativas, experimentem também. Não existe um número “ideal” de vezes, mas o importante é não deixar para descobrir isso justamente no dia do parto, nem criar expectativas.

3 – Fazer o plano de parto.

Independente do tipo de parto que escolheram, vocês podem fazer um plano para ele, caso desejem. Neste plano – que tem o tamanho de uma folha A4 – você escreve tudo o que gostaria que tivesse (e também o que não gostaria). Não existe um modelo “único” para o plano de parto – se você buscar na internet, encontrará várias opções -, portanto busque informações de fontes confiáveis, converse com a equipe que a acompanha, ouça/leia relatos de outras mães e sinta-se autorizada a construir o seu plano de parto. Após ter o plano feito, faça cópias dele, distribuindo-as pela sua bolsa de maternidade, para quem a acompanhar no dia e para a equipe de saúde.

4 – Preparar a mala do(a) acompanhante.

Caso haja a possibilidade de você ter um(a) acompanhante no hospital, também é importante preparar a mala. Então, separem roupas confortáveis, pijamas, livros, carregador de telefone, fones de ouvido, máquinas fotográficas (com bateria e memória), itens de higiene pessoal, lanchinhos, chinelos, almofada para o pescoço (ou travesseiro). Embora haja uma variedade de listas para a bolsa da mãe e do bebê, nem sempre há para quem vai acompanhar.

5 – Planejar quem ficará com a criança mais velha.

Se esta não for a primeira viagem de vocês, pensem em quem poderá ficar com a criança mais velha. Como imprevistos podem acontecer, pensem em várias possibilidades, considerando o conforto, a comodidade e a segurança (física e emocional) da criança, bem como as disponibilidades das pessoas com quem você eventualmente possa contar. Portanto, pense em vários planos e converse com as pessoas em quem você pensou em acionar. Com a proximidade do parto, também comece a conversar com a criança mais velha, explicando aos poucos como poderá ser. Se precisar de inspiração, reveja este post aqui.

Você sabia?

Preparei uma checklist gratuita sobre coisas que você Já pode fazer para encontrar leveza na gravidez. Se você ainda não a tem, clique AQUI para receber a sua gratuitamente.

Sobre este post

O texto original foi escrito por Ana Carolina Braz (Maternar mais leve ®). Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.