Mãe de primeira viagem brincando com o filho em casa

Em casa com filhos pequenos – 5 dicas para encontrar mais leveza

Mesmo a mãe mais apaixonada pelo(s) filho(s) pode se sentir cansada de passar tanto tempo junto, afinal de contas tem sido muito mais tempo do que o habitual e em circunstâncias que ninguém teve muito tempo para se programar.  Talvez esteja faltando ideia, tempo ou disposição. Assim, pensando nisso, neste post quero compartilhar cinco dicas para que esses momentos possam ser leves e descomplicados!

Cinco dicas para encontrar mais leveza no tempo com os filhos
  1. Recomece sempre que necessário. Não é porque alguma coisa deu errado logo cedinho que o dia não pode mudar.
  2. A tecnologia é para ser aliada! Se não der para cortar 100% da tela (até porque muitas vezes ela é a nossa ponte com os familiares e amigos que estão longe), então é importante considerar o contexto (em que se tem acesso a telas), o tempo (sempre seguindo as recomendações para as diferentes faixas etárias) e o conteúdo (sim, é nosso papel monitorar isso – aqui, por praticidade e por escolha pessoal nossa, desde o ano passado não tem Youtube, nem a versão kids, mas tem Netflix e outras programações infantis da TV local)
  3. Perfeição não existe! Por mais frustrante que possa parecer, tudo bem. Não é assim para você, nem para mim, nem para aquela mãe com fotos lindas no Instagram e que medita três vezes por dia (pode ter certeza!)
  4. Estar com os filhos não precisa ser algo de outro mundo de difícil. Pensa só em alguma lembrança muito legal da sua infância (por aqui lembrei de brincar de escorregar no piso do quintal com água e sabão) e você vai ver como isso faz sentido.
  5. Agora que você já sabe que o problema não é “complexidade”, talvez perceba que precisa é de uma ajudinha com algumas ideias. E posso ajudar nisso: escrevi o e-book “Em casa com crianças pequenas – 40 ideias de brincadeiras simples”. Fiz no comecinho da pandemia e acho que ele pode ser usado em qualquer ocasião. Ele é gratuito e para recebê-lo é só preencher o cadastro aqui no site (ali no cantinho superior direito, em “Materiais gratuitos”).

Já parou para pensar que…

Passar mais tempo em casa com os filhos pode ser a oportunidade de viver momentos que em outras circunstâncias vocês não teriam vivido. Talvez nem sempre seja fácil de primeira, mas vale a pena a tentativa. E nesse processo, três ingredientes extras podem ajudar muito: cultivar o seu autocuidado, tentar uma rotina descomplicada e pedir ajuda quando necessário.

Novidade boa!

Ah, e por falar em autocuidado, quero dividir algo muito legal: em Agosto teremos o lançamento da segunda turma do minicurso online de autocuidado materno. São oito aulas (para você ver no seu tempo e ritmo) em vídeo mais uma live tira-dúvidas comigo e o acesso a uma comunidade exclusiva para as alunas do curso. Se quiser saber mais, escreva-nos: falecom@maternarmaisleve.com

Sobre este post

Texto original: Ana Carolina Braz (Maternar mais leve ®). Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

  • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

    Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
    Mais leveza e menos culpa.

    Ir para o Instagram

  • LYMP Design