prepração para o pós-parto

Preparando-se para os primeiros dias após o parto: 5 dicas

No post anterior, deixei algumas sugestões do que preparar para o dia do parto. E enquanto este dia não chega, também é possível se antecipar e preparar algumas coisas para os primeiros dias de pós-parto.

1. Informem-se sobre as licenças de maternidade e paternidade.

Conversem sobre os prazos, procedimentos e burocracia relacionados às licenças. Antecipem o que for possível, pois com a chegada do bebê vocês terão muito o que resolver, tratar e alguns detalhes podem passar despercebidos.

2. Caso tenham um plano de saúde, busquem saber como se faz a inclusão do(a) novo(a) integrante da família

Alguns planos de saúde automaticamente incluem o bebê no plano da mãe pelos primeiro trinta dias, mas há regras e procedimentos específicos. Portanto, busquem a informação e já providenciem o que for necessário antes da chegada do bebê.

3. Já deixem pré-definida como será a logística de vocês para os primeiros dias.

Antes do parto, procurem definir, por exemplo, quem será o responsável pelos banhos do bebê, como será o “revezamento” na madrugada. Caso tenham uma criança mais velha, também vale a pena conversarem sobre a “logística” de banhos, alimentação, sono e passeios. Adicionalmente, se vocês têm algum animal de estimação, pensem em como se revezarão nisso. Se puderem contar com uma ajuda externa, definam em que esta(s) pessoa(s) poderá(ão) ajudar e já deixem isso esclarecido com ela. Se precisar de inspiração sobre como fazer isso, recomendo a leitura deste post aqui.

4. Se possível, preparem (ou providenciem) potinhos de comida saudável congelada (preferencialmente para os primeiros 15 dias).

Saber que as refeições estão “encaminhadas” e que não será preciso fazer listas de compras, cozinhar e lavar a louça neste começo pode facilitar muito. Além disso, prepare uma lista com telefones de estabelecimentos que façam entregas à casa, como, por exemplo, supermercado, padaria, açougue, mercados de frutas, verduras e legumes, e farmácias.

4. O bom o suficiente é suficientemente bom.

Pegue leve com as suas exigências e cobranças, principalmente sobre a casa. Então, tenha bastante consciência de que, nesse começo, o foco é na sua recuperação, independente do tipo de parto.  Entenda que a recuperação não pode ser postergada, muito menos “pulada”. Portanto, a casa pode esperar!

Você sabia?

Preparei uma checklist gratuita sobre coisas que você Já pode fazer para encontrar leveza na gravidez. Se você ainda não a tem, clique AQUI para receber a sua gratuitamente.

Sobre este post

O texto original foi escrito por Ana Carolina Braz (Maternar mais leve ®). Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência. Imagem: Banco de imagens do Canva.

Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

    • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

      Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
      Mais leveza e menos culpa.

      Ir para o Instagram

      Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

      Erro: nenhum feed encontrado.

      Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.