Mãe_de_primeira_viagem_maternidade_leve_maternidade_real_mudanças

Mudanças na maternidade: três coisas que toda mãe precisa saber

Maternar pode ser sinônimo de mudar: não tem como passar por essa experiência sem se transformar. Faz parte da maternidade real. E isso pode acontecer de muitas formas, nem sempre tranquilas. Neste post, quero compartilhar três coisas sobre mudanças e maternidade.

Três coisas que toda mãe precisa saber sobre mudanças.

  1. Acontecem com todas as mães: o corpo muda e as roupas também (seja para ter mais conforto ou porque aquelas já não fazem mais sentido). Os relacionamentos mudam (casamento, relação com pais, com sogros, com amigas) até porque você já não é mais a mesma pessoa que era. É possível que seus interesses também se modifiquem: coisas que faziam todo o sentido já não fazem, enquanto que outras fazem seus olhos brilharem. A profissão também pode mudar, ou por escolha sua ou por outras razões que surgirem.
  2. Fazem parte da maternidade (e da vida): nem sempre as escolhemos ou elas acontecem como esperávamos. Ainda, elas podem vir de maneira bem variada, seja no tipo, forma, intensidade, contexto ou momento de vida. Às vezes, são difíceis, mas (quase sempre) não precisam de ser levadas como algo pessoal, porque são processos.
  3. São oportunidades de desenvolvimento: já reparou que muitas coisas que mais aprendemos decorrem da necessidade? O mesmo acontece com as mudanças: elas significam que precisaremos encarar (ou fazer) as coisas de outra maneira, experimentar outros caminhos ou soluções. Não quero romantizar porque sei que às vezes demora bastante tempo para conseguirmos identificar o que aprendemos com a situação que nos levou a agir de maneira diferente (e, por vezes, o processo pode ser desafiador), mas quase sempre traz um aprendizado.

Lembrete

Contar com uma rede de apoio, seja presencial ou virtual, ajuda a encarar as mudanças. E se estiver difícil, é possível procurar ajuda profissional. A maternidade pode ser mais leve, descomplicada, com conexão com os filhos e com uma vida a dois que seja fonte de satisfação.

Sobre este post

O texto original foi escrito por Ana Carolina Braz (Maternar mais leve ®). Todos os direitos reservados. Se usar o conteúdo, cite a referência.
Comentários

Cadastre-se e receba materiais gratuitos que contribuirão para um maternar com mais leveza e menos culpa.

  • Siga o Maternar mais Leve no Instagram

    Ajudo mães a descomplicarem a maternidade.
    Mais leveza e menos culpa.

    Ir para o Instagram

  • LYMP Design